Artesanato

O artesanato mais diversificado do RN

No município o que mais se destacou, ao longo do tempo, foi o artesanato em argila, principalmente no distrito de Santo Antônio do Potengi, justificado pela existência de matéria-prima em abundância e também pela facilidade em adquiri-la tão próxima à localidade.

Normalmente essas peças são vendidas em feiras, exposições ou lojas de artesanato, como o nosso “Mercado de Artesanato” localizado no distrito de Santo Antônio do Potengi às margens da rodovia estadual RN-160, espaço que abriga obras autênticas do artesanato local, considerado o mais diversificado do Rio Grande do Norte, tendo grande concentração de tipologias artesanais de produções primarias como a cerâmica, cipó, palha da carnaúba, sendo estes os grandes responsáveis pelo diferencial do artesanato do município. As peças são produzidas por dezenas de pessoas, são famílias tradicionais, cujas habilidades passam de pais para filhos.

Foi construído em março de 1990, com o objetivo de apoiar a comercialização dos produtos artesanais do município. Em 2014, após uma reforma geral realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, foi denominado Mercado do Artesanato Dona Neném Felipe, em homenagem à mulher que conseguiu manter a tradição da produção do Galo Branco, símbolo do folclore potiguar. É no mercado que acontece a comercialização de produtos artesanais, gerando renda e mantendo viva a tradição dessa riqueza cultural.