Na culinária de São Gonçalo do Amarante são pratos típicos tradicionais como o camarão, a galinha caipira, carne de sol, carneiro torrado, buchada e vários outros crustáceos. Na zona rural do município, está localizada a comunidade-referência na gastronomia da Região Metropolitana de Natal: a comunidade de Pajuçara, que é pouco populosa, mas dispõe de vários estabelecimentos onde o camarão com pirão é o prato típico mais consumido.
O Polo Gastronômico de Pajuçara, um lugarejo pacato e hospitaleiro, reúne alguns dos mais tradicionais e rústicos restaurantes da Grande Natal, com um cardápio típico nordestino. Pajuçara é referência para os moradores da região quando o assunto é comer bem com o preço justo.
O local dispõe de bares e restaurantes onde o camarão é a iguaria mais requisitada. Visitando a comunidade de Pajuçara você vai se deliciar com o autêntico camarão ao alho e óleo (com casca ou sem casca), filé de camarão regado ao caldo de coco, camarão gratinado, carne de siri, galinha caipira, peixe, tapiocas recheadas, caldo de ostra e sururu e ainda aquele que é a sensação, sendo o prato mais pedido, o pirão de camarão.
Os pratos são servidos em porções para petiscos com acompanhamento de tapioca ou macaxeira e a refeição com acompanhamento de feijão verde, arroz branco, macaxeira, farofa e salada de vinagrete, variando de acordo com o cardápio.
O Acesso – Para chegar até a comunidade de Pajuçara, em São Gonçalo do Amarante/RN, existem dois acessos, sendo um pelo centro de São Gonçalo seguindo na RN 160 e o outro por Macaíba em direção a São Gonçalo pela RN 160.